Florian Meneau é atualmente líder de grupo no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), onde coordena a linha de luz de espalhamento coerente Cateretê. Também atua como pesquisador convidado no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seus interesses de pesquisa atuais envolvem o estudo de materiais nanoporosos utilizados como catalisadores, empregando técnicas inovadoras de imageamento e espectroscopia baseadas em métodos de espalhamento coerente de raios X (CDI e XPCS). Junto com seu grupo, Florian desenvolve novos reatores para realizar esses estudos em condições dinâmicas e operando, como publicado em trabalhos recentes que aplicam imageamento por difração coerente de raios X de Bragg em catalisadores em funcionamento. Florian formou-se na Universidade de Orléans, na França, e obteve seu doutorado em Física pela Royal Institution of Great Britain (Londres, Reino Unido) e pela Universidade de Gales, em Aberystwyth (Reino Unido), com uma tese sobre a amorfização de zeólitas estudada por técnicas in situ de espalhamento de raios X com luz síncrotron (2004). Em seguida, trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), na França, e posteriormente se transferiu para o Synchrotron Soleil (também na França), onde desenvolveu pesquisas com matéria mole na linha de espalhamento de ângulo pequeno (Swing). Após isso, cruzou o Atlântico para o LNLS, onde atualmente lidera a linha de luz Cateretê. Recentemente, Florian recebeu um auxílio Jovem Pesquisador (JP2) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro da Comissão de Espalhamento de Ângulo Pequeno da IUCr (União Internacional de Cristalografia) e atua como coeditor da revista Journal of Applied Crystallography. Florian é autor de cerca de uma centena de artigos publicados em revistas científicas internacionais com revisão por pares, incluindo Science, Nature Materials e Nature Communications.
Palestra: Investigating Nano-Zeolite Dynamics with Coherent X-ray Scattering Methods
Data: 22/09/25 - Segunda-feira
Horário: 10:30h - 12h
Resumo: Para melhorar a eficiência de catalisadores, é essencial compreender melhor a correlação entre os campos de deslocamento tridimensionais e a atividade catalítica de nanocristais. A técnica de imagem de difração de raios X coerente de Bragg (BCDI) permite a determinação da deformação da rede cristalina e a dinâmica de defeitos tanto na superfície quanto no núcleo interno de nanocristais. O BCDI se beneficia do uso de raios X duros coerentes para revelar alterações em nanopartículas individuais sob condições operando, com resolução espacial da ordem de dezenas de nanômetros e sensibilidade de picômetros para deslocamentos da rede.
Nesta apresentação, será demonstrado como o BCDI, combinado com espectrometria de massas, pode revelar peculiaridades em escala nanométrica que modulam as propriedades catalíticas de nanomateriais. Em especial, será discutida a distribuição altamente dinâmica de deformações tridimensionais em catalisadores nano-ZSM-5 (300–400 nm) durante reações de valorização de etanol, conforme ilustrado na figura (não incluída aqui), onde a cor representa o nível de deformação no nanocristal ZSM-5, e a barra de escala equivale a 100 nm.
Além disso, serão apresentados resultados recentes de imageamento e dinâmica em ciência dos materiais e da química, obtidos por meio de imagem difrativa coerente (CDI) e espectroscopia de correlação de fótons de raios X (XPCS). Esses estudos foram realizados na Linha de Luz Cateretê, especializada em espalhamento coerente de raios X, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) - Sirius, no Brasil.
Agradecimentos: Reconhece-se com gratidão o apoio financeiro do CBCAT, SBCAT, MCTI, CNPq e da FAPESP (processo nº 2021/06876-1).
Referências:
[1] M. V. Rodrigues et al., Catalysis Today 446 (2025) 115118.
[2] P. R. A. F. Garcia et al., Catalysis Today 443 (2025).
[3] F. Meneau et al., Acta Crystallographica A: Foundation and Advances (2021), p. C283.